Esperança

Não tem sido muito fácil ficar animado com o mundo ultimamente. É muita coisa ruim acontecendo ao mesmo tempo, e as notícias tristes pululam nos jornais impressos, na televisão e na internet. Consigo fazer uma pequena lista de cabeça, sem precisar de nenhuma visita ao Google:

  • Epidemia do Ebola
  • Escândalo da Petrobrás
  • Ações terroristas do ISIS
  • Guerra na Crimeia
  • Violência generalizada no Brasil
  • Falta de chuvas em São Paulo
  • Avanço dos governos bolivarianos na América Latina
  • Inflação alta e economia estagnada em nosso país
  • Islamização do mundo
  • Deterioração da liberdade de expressão
  • Perseguição aos cristãos em diversos países muçulmanos
  • Ditadura do politicamente correto

Pronto! Uma dúzia de coisas ruins que eu consegui listar em menos de dois minutos. E tem muito mais disponível na infinidade de páginas e portais eletrônicos, onde uma multidão de repórteres, colaboradores, blogueiros, jornalistas e escritores despejam centenas de artigos por minuto – é informação suficiente para afogar a mente de qualquer pessoa, mas acima de tudo é informação ruim suficiente para destruir a esperança de muitos.

Não sei dizer se o mundo está piorando – tenho um sentimento de que sim – mas sei dizer que o homem sempre cometeu injustiças e atrocidades em sua história. O que mudou em nossos dias é que tudo está disponível através de um computador ou telefone celular. Se antes ouvíamos falar de uma guerra, acontecendo muito longe de nós, hoje assistimos horrorizados à decapitação de inocentes – imagens brutais que nos são apresentadas sem cortes nem edições. É uma violência tão crua que nos atinge por dentro, ferindo a alma, afastando a alegria e fomentando a desesperança.

Se você tem se senlife_among_death_by_ninluvs_shm-d3bvk4ztido assim, tenho uma coisa para lhe dizer: a vida é sempre mais forte do que a morte. Como humanos somos capazes de sentir pavor e horror ao ler a história de um assassino cruel, ou de um ditador genocida, mas basta um ato verdadeiro de amor para devolver a esperança ao nosso coração. E nesta semana eu pude viver um desses atos, que renovou meu ânimo, e me trouxe esperança: minha esposa descobriu que está grávida, e nosso bebê amado está a caminho!

Já ouvi de muita gente, inclusive de mim mesmo, algo parecido com “não sei se devemos colocar filhos num mundo como esse”. Hoje eu posso dizer que sim, devemos colocar quantos filhos pudermos num mundo como este. Afinal, para combater o mal e fazer o bem, nada melhor que filhos amados, instruídos na verdade e no temor a Deus. Nesse mundo em que vivemos o bem e o mal se apresentam através das pessoas – cada um de nós é um agente a serviço de uma dessas forças – e por isso devemos povoá-lo com gente “do bem”, como dizem por aí.

O que aprendi nos últimos dias é que a beleza e o amor estão ao nosso redor, da mesma forma que a feiúra e o ódio. Basta sabermos para onde olhar em cada momento. Não podemos fechar os olhos ao mal, pois desta forma deixaríamos de combatê-lo. Mas também não é saudável se encher com ele, e deixar de lado as coisas que tornam nossa vida digna de ser vivida. Como disse o profeta judeu Jeremias, milhares de anos atrás, “quero trazer à memória o que me pode dar esperança.”

Obrigado, Deus.

8 comentários sobre “Esperança

  1. A esperança deveria ser a característica principal de quem crê em Deus. Pois há situações que de tão tenebrosas e deprimentes só a fé em algo superior nos dá força para acreditar e lutar. A questão crucial da esperança é: em que ou em quem eu a ponho? Se a pomos em algo que não é capaz de preencher nosso ser, estaremos fadados a nos frustrarmos profundamente e entrarmos num ciclo vicioso de frustração e desesperança. Por isso que São Paulo, mesmo em meio a tantas tribulações, dizia tranquilo: Sei em quem pus a minha confiança. É por causa da esperança que muitas pessoas tomam ânimo e travam os maiores embates por inglórios que possam parecer. A vitória só nos vem pelo caminho da esperança – não há outro atalho possível!

  2. É Flávio. Não é fácil. Assistir atos cruéis e desumanos num clique é realmente deprimente. Viver ainda num país com tantos problemas sociais, com um governo corrupto, perdulário, sórdido, despido de qualquer moral é mais deprimente ainda. A descrença no ser humano só aumenta. Mas como você disse, vamos olhar um pouco o lado bom das coisas. O Pedrinho (www.amigosdopedrinho.com.br) conseguiu finalmente dinheiro para fazer seu transplante nos EUA. Isso trouxe um pouco de alento ao meu coração e esperança na humanidade. Vamos seguir a vida, colocar alegria e amor no coração que o mundo se renderá às pessoas de bem. Parabéns pelo bebê! Abraços!

  3. Parabéns Flavio fico muito feliz por vocês. Deus abençoe a sua família.
    Bjs
    Heliana

  4. Havia algum tempo não dava um ‘pulo’ no seu blog. Ao chegar aqui, deparo-me com essa notícia especial. Parabéns, Flavio! Que Deus abençoe cada segundo desses 9 meses de gestação (agora um pouco menos). Que o Senhor dê sabedoria a você e sua esposa para a criação do bebê e que, ao nascer, ela (ela) cresça em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.
    Grande abraço!

  5. Boa noite Flavio..parabéns pra ti sua esposa e o seu bebezinho…que Deus os abençoe sempre…ha e parabéns pelo sempre,belos textos postado por aqui..forte abraços afetivo a vocês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s